A Embrapa Soja, em Londrina, no estado do Paraná, está em fase final de desenvolvimento de uma nova espécie de soja resistente ao fungo da temida doença que ataca as lavouras, chamada Ferrugem Asiática.
Como próprio nome já diz, a Ferrugem Asiática é uma doença que surgiu nas lavouras no oriente e teve o seu fungo migrado para a maioria das plantações de soja do resto do mundo. O fungo se reproduz na folha da soja e mata a planta, pois ela não consegue realizar a fotossíntese e por isso, morre. Obviamente, isso causa severos danos ao bolso do produtor, devido ao alto investimento em maquinário e sementes.
A Embrapa criou uma semente de soja que é muito mais resistente a ferrugem, e consequentemente não precisa de tantas aplicações de fungicidas e defensivos agrícolas durante o período de cultivo da lavoura, o que reduz os gastos com essas aplicações e aumenta as margens do produtor.
Na primeira fase de testes, as sementes foram testadas no estados de Goiás e Minas Gerais, e assim que os testes terminarem, serão cultivadas em lavouras em Mato Grosso e Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário